O curso irá iniciar no próximo dia 7 de novembro.
Informarmos que os alunos irão comparecer ao polo neste dia para assistir a aula inaugural por videoconferência.
A aula terá início as 8h 30min e se estenderá até as 18h. Pela manhã será a professora Mara que irá apresentar o assunto. À tarde será a vez da professora Dinabel.

--------

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estará promovendo neste segundo semestre de 2009 o curso de Educação Ambiental (EA), em nível de Aperfeiçoamento (180h) na modalidade à distância a ser realizado nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em algumas cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. O curso de EA constitui-se em um curso à distância, com 02 encontros presenciais, totalizando 180 horas de formação, estando prevista a sua conclusão em dezembro de 2009. As atividades serão mediadas por Professores-formadores, auxiliados por tutores presenciais e à distância.
Os seguintes alunos foram selecionados no Polo Trindade:

Classificação Nome

1 Edvânia Maria Lima Mendes
2 Ana Ferreira Galvão
3 António Wanderley dos Santos
4 Delba Mª de Souza
5 Diana Sobreira de Menezes
6 Edinaide Gomes Rodrigues
7 Edna Gilmário do Nascimento
8 Izabel Rodrigues da Costa
9 Janaina Ribeiro Gonçalves
10 José Altair de Souza Mendes
11 Juliana de Souza Carvalho
12 Maria Clenilda Rodrigues de Lima
13 Maria Vanessa Saraiva Lopes
14 Quirlândia Paulino de Souza
15 Valéria da Fonseca Silva
16 Leonize Oliveira Torres
17 Dalma Régia Ferreira Pires
18 Francisca Paula Gonçalves da Silva
19 Gildete Batista
20 Irone Gilberto de Souza
21 Leidiana Gonçalves do Nascimento
22 Aurilene Ferreira Galvão
23 Manoel Messias Alves Chaves
24 Patrícia de Oliveira Torres
25 Paulo José
26 Renata da Silva Delmondes
27 Renan Mário de Matos Lins
28 Ricardo Camore Cajueiro
29 Vandson Souza Silva
Trata-se de um projeto pioneiro em que o MEC – Ministério da Educação e Cultura – através da Secad – Secretaria de Educação Continuada – em parceria com a Seed – Secretaria de Educação a Distância – e a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – instituiu a Rede de Educação para a Diversidade com ações a serem implementadas por instituições de educação superior, públicas e confessionais de todo o país.
Até o momento o MEC nunca havia reunido tantas Instituições de Nível Superior para elaborar um curso focado na atuação do professor em sala de aula. Este curso é uma continuidade do processo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC iniciado através da I Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente, realizada em 2003 em diversos pontos do país.
O Curso trata dos mesmos temas abordados na III Conferência Infanto Juvenil: Água, Terra, Fogo e Ar.
Este curso de EA é um curso de formação continuada com o propósito de oferecer preferencialmente aos educadores e às educadoras da rede pública do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e, alternativamente, a outros profissionais de educação ou pessoas interessadas, uma formação continuada em Educação Ambiental, tornando-os capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola. A proposta deste curso está pautada nos seguintes objetivos:

  • Proporcionar a inclusão digital a professores;


  • Envolver movimentos de juventude;


  • Adensar conteúdos de Educação Ambiental;


  • Capacitar os professores da rede pública de ensino, para que tenham a formação de atuar na área de Educação Ambiental em sala de aula.


  • Estimular as escolas para participarem das estratégias estruturantes da Coordenação Geral de Educação Ambiental

Este curso faz parte da programação a nível nacional de capacitação de pessoas ligadas à educação pela Rede de Educação para a Diversidade gerenciada pelo Ministério da Educação. Por meio deste projeto, o MEC pretende formar 12 mil pessoas em 2009 sendo 10.800 professores da rede pública de ensino em cerca de 3.600 escolas e 1.200 pessoas do público interessado, com foco em movimentos de juventude.
O curso na UFRPE tem como coordenadora a Professora Dra. Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira. (UFRPE) com o suporte da UAB da UFRPE coordenada pela Professora Dra. Marizete Santos.

Mais informações no site:

http://www.ead.ufrpe.br/educacaoambiental