Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Inscrições:
http://www.ead.ufrpe.br/ecm
http://200.17.137.111/especializacao/ecm/inscricoes.php

Objetivos

Geral ·
Desenvolver competências nos professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para atuarem de forma contextualizada e numa perspectiva interdisciplinar de ensino.
Específicos ·
Preparar professores de Ciências da Natureza e de Matemática para desenvolverem estratégias didáticas fundamentadas por perspectivas inovadoras de ensino.
Aprofundar conceitos disciplinares dos professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, relacionando-os com as diversidades das regiões fisiográficas do Estado de Pernambuco.
Promover a produção de material didático pelos professores-alunos.
Formar professores para o uso de novas tecnologias na educação.
Público-Alvo
O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática é direcionado aos professores em exercício efetivo no Estado de Pernambuco e que atuam nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática. Pretende-se, portanto, especializar estes professores no ensino das Ciências e da Matemática, desenvolvendo competências para um ensino interdisciplinar e elaboração de material didático.
Neste projeto se propõe não apenas melhorar a formação teórica dos professores da área de ensino de Ciências da Natureza e Matemática, mas também proporcionar o domínio das novas tecnologias. Ao entrar em contato diário e contínuo com a teoria da informação o professor-aluno acaba por agregar não só a tecnologia, mas uma nova postura frente às metodologias de ensino. Com a mudança de postura pedagógica, o professor-aluno deixa de ser um mero recebedor de informações para se tornar um sujeito ativo no seu processo de construção do conhecimento, o que se refletirá na sua prática de sala de aula.
A concepção teórica deste projeto se fundamenta nas pesquisas sobre o Saber Docente e a Didática das Ciências, que defendem o princípio de que para introduzir mudanças no processo ensino-aprendizagem, faz-se necessário levar os professores a uma reflexão das suas práticas pedagógicas.
Afinal, os docentes devem ser tratados como profissionais capazes de construir saberes a partir da sua prática, fundamentados em teorias, pois do contrário, essas práticas passam a ser automatizadas, não favorecendo mudanças necessárias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Nessa perspectiva, esse projeto tem a intenção de formar professores pesquisadores de suas próprias práticas, capazes de construir conhecimentos didáticos através do processo de ação-reflexão.
Carga Horária
O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática terá uma carga horária de 360 horas, distribuídas em três ciclos de formação, com aulas ministradas a distância e atividades presenciais estabelecidas previamente em calendário que será apresentado ao aluno no ato da matrícula.
Aprendendo Ciências a partir de Temas I 15 horas
Aprendendo Ciências a partir de Temas II 15 horas
Aprendendo Ciências a partir de Temas III 15 horas
Aprendendo Ciências a partir de Temas IV 15 horas
Tecnologia Aplicada ao Ensino a Distância 30 horas
Projetos Didáticos Interdisciplinares 45 horas
Metodologia do Ensino 45 horas
Ciclo Intermediário
Química 60 horas
Matemática 60 horas
Física 60 horas
Biologia 60 horas
Tecnologia 60 horas
Teorias da Aprendizagem 30 horas
Metodologia da Pesquisa 30 horas
Ciclo Avançado
Monografia de Conclusão de Curso
http://200.17.137.111/especializacao/ecm/inscricoes.php